RELAÇÃO DO VOLUME DE AR DO CILINDRO PELO CANO.

  :: Geral :: Tutoriais

Ir em baixo

RELAÇÃO DO VOLUME DE AR DO CILINDRO PELO CANO.

Mensagem por Convidado em Sex Jun 08, 2018 8:55 pm

** Relação de Volume do Cilindro por Volume do Cano **

Quando vamos falar sobre a medida de cano ideal para o seu sistema a primeira coisa que deve-se levar em consideração é o volume do cilindro, pois o ar é gerado no cilindro empurrando a bolinha pelo cano, se voce tem uma vedação perfeita e uma relação de volume de ar de 1:1 (o volume de ar do cilindro é o mesmo do cano) teóricamente voce nao vai ter perda de ar no sistema, porém você sempre vai querer ter um volume no cilindro maior do que no cano, algo como 2:1 ou mais.

- "Então qual é o tamanho Ideal de cano pro meu cilindro??"

Existe uma medida de cano ideal para cada sistema, mas nao é tão simples assim, depende de varios fatores como: Volume do Cilindro, Peso da BB, Diâmetro da BB, Força da Mola, Vedação, Quantidade de Hop aplicado, e provavelmente mais alguns outros fatores. Ou seja é impossivel você calcular o tamanho de cano ideal para de utilizar, e ter 100% de eficiencia no sistema. Porém tem um fator que voce pode levar em conta para chegar o mais proximo de ter o maximo de eficiencia, que seria a bb sair do cano no exato momento que acabou o ar do cilindro, ou seja, depende do Peso da BB, uma BB mais leve vai acelerar mais rapido dentro do cano, portanto ela vai ter percorrido um percusso mais longo num menor periodo de tempo, agora uma bb mais pesada vai ser ao contrario, ela percorre um menor percursso naquele periodo de tempo, fazendo que com que o "PONTO DE EFICIENCIA" dela seja mais curto. Portanto definimos que A bb mais leve conversa melhor com os canos mais longos, e as bbs mais pesadas com os canos mais curtos.

- "Mas então qual é a Relação de Volume ideal pro meu Peso de BB??"

Novamente, depende de varios fatores, Mas Geralmente, bbs mais leves voce tem uma relação de 2:1, enquanto em bbs mais pesadas essa relação pode ser de 3:1 ou mais.

- "E se a Relação do meu Sistema nao estiver ideal??"

Calma não é o fim do mundo, vemos ai armas com medidas de cano extremamente longos atirando bem, mas é tudo uma questao de otimização, por exemplo se estiver com muito cano pra pouco ar, é muito provável que voce tenha uma perda na consistencia pelo fato da bb ir batendo no cano em sua trajetória o que resultará numa perda de precisão, e vai precisar de uma mola mais forte para chegar na mesma energia que um sistema ideal chegaria com uma mola mais fraca. Se a sua relação estiver com muito ar pra pouco cano, você vai ter uma perda significativa de fps (não que isso seja grande problema) e o barulho da bolinha na saida do cano irá aumentar. Lembrando que esses fatores são mais importantes em sistemas que voce procura sempre o melhor desempenho, como snipers e dmrs, onde voce vai usar uma bolinha pesada que irá dissipar menos energia, e sofrer menos influencia de fatores externos, consequentemente fazendo com que tenha mais precisao e alcance.

Ou seja Concluimos que não existe uma conta exata, existe uma aproximação, mas no final das contas tudo é uma questão de teste do seu equipamento e experiencias, com canos, pesos variados de bb, etc. cada sistema se comporta de uma maneira diferente.

Como Calcular o volume do seu cilindro: Meça o Diametro interno dele, depois o comprimento dele da cabeça do pistão (comprimido) até o final do cilindro, depois faz o calculo de geometria basica de volume: Area da base x Altura. Se o seu cilindro for aberto o calculo de diferente, calcule desde a abertura dele até o a ponta.

Vou deixar o link de um artigo em inglês mais aprofundado abordando o tema: https://www.airsoftsniperforum.com/32-general-sniper-talk/14303-cylinder-barrel-ratios-explained.html.

E aqui vai uma relação do cilindro de vsr, por volume de cano e peso da bolinha (nao que seja o certo, mas é uma otima base e é um bom lugar por onde começar, lembrando que existem outras variáveis, o unico jeito de saber realmente a bb ideal é testando diversos pesos de bbs em seu equipamento, lembrando que bbs mais pesadas conservam mais energia, portanto tendem a ter um melhor alcance)

Dimensões usando cilindro Action army, e cano action army 6.03, como referência.
Action Army Cylinder Dimensions
Piston Travel Length: 90.2mm
Cylinder diameter: 22.5mm
Compression Volume: 35864 mm^3

So see the chart below:
0.3gm bb use a 554mm barrel (15821 mm^3) = 2.26:1
0.32gm bb use a 530mm barrel (15136 mm^3) = 2.36:1
0.36gm bb use a 500mm barrel (14279 mm^3) = 2.51:1
0.4gm bb use a 470mm barrel (13422 mm^3) = 2.67:1
0.43gm bb use a 430mm barrel (12279 mm^3) = 2.92:1
0.45gm bb use a 400mm Barrel (11423 mm^3) = 3.13:1

Link do post na minha página: https://www.facebook.com/CapiaCustomWorks/photos/a.212292719254027.1073741828.212277852588847/296335124183119/?type=3&theater

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

  :: Geral :: Tutoriais

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum